Estamos em Outubro e está um calor fantástico.
Será que o nosso país está a descer pelo Atlântico, deslocando-se para uma zona de clima tropical com monções, seguidas de períodos inusitados de calor e onde não há estações do ano?
Os ditados relativos aos meses do ano, que há muito ouvimos da boca dos nossos avós, estão a perder sentido...Senão, reparem:
Em Março, cada dia chove um pedaço. (Só se for na China porque este ano eu fui para a praia em Março...)
Em Abril, o cuco há-de vir. (Têm ouvido cucos por aí? Eu só ouço o do relógio de cuco suíço que a minha tia Escolástica tem em casa. Se calhar a culpa é toda dos cucos!...)
Chovam trinta Maios mas não chova em Junho. (Ora bem... ainda este Junho comprei um guarda-chuva bem bonito - cor-de-rosa...)
Outubro quente traz o diabo no ventre. (Bem, afinal parece que a sabedoria popular ainda tem a sua razão... acautelem-se pois da forma que vai este Outubro devem andar por aí muitos diabos à solta!)
Sol de Inverno e chuva de Verão não me enganarão. (Ai não que não enganam... às vezes, em Fevereiro, saio de casa de camisola grossa de lã e apanho um calor enorme, outras vezes, em Agosto, saio de casa de chinelo de dedo e fico com os pés molhados. Acham que isto não é enganar?...)
Vento suão molha no Inverno e seca no Verão. (Pois assim é que devia ser! Mas onde está o vento suão???)
Agora podíamos ficar aqui a falar de provérbios durante muito tempo mas vou deixar o tema em aberto para que vocês encontrem os vossos próprios adágios e possam reflectir sobre o assunto.E vou-me com este: Quando os porcos bailam adivinham chuva.Portanto, quando virem um porco numa discoteca fujam para casa e agarrem-se ao guarda-chuva!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário